Fale conosco

FAQ

Perguntas e Respostas Frequentes

Vale Transporte Eletrônico VTE

Com o objetivo de melhor atender aos nossos clientes, criamos uma seção de perguntas e respostas frequentes (FAQ) para tirar dúvidas.

Clique nas perguntas para visualizar a resposta.

Colaboradores de empresas cadastradas na Via Feira.

O cartão Vale Transporte Eletrônico (VTE) deverá ser solicitado pela empresa que você trabalha.

Para solicitar cartões, a empresa deverá estar cadastrada no sistema da Via Feira.

Você deverá cadastrar sua empresa acessando o Portal do Cliente Empresarial. Será exibida uma página com todas as informações necessárias para realizar o cadastro da sua empresa, basta clicar no botão “Clique aqui e cadastre sua empresa” e preencher o formulário de cadastro.

Veja abaixo as informações necessárias para realizar o cadastro da sua empresa:

• Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)

• Razão Social

• Nome Fantasia

• Ramo de Atividade

• Inscrição Municipal

• Inscrição Estadual

• Endereço Completo

• Pessoa de Contato

• Dados do Representante Legal

Seu cadastro passará por uma análise e, após a aprovação, você receberá um e-mail com login e senha temporária para acessar o sistema.

Após acessar o sistema, basta seguir o passo a passo disponível aqui para cadastrar os colaboradores e posteriormente solicitar os cartões.

Clique aqui para acessar o sistema de compra de créditos para o Vale Transporte Eletrônico.

Após o cadastro dos colaboradores e solicitação dos cartões, a Via Feira fará a confecção e em até 2 (dois) dias úteis, estarão disponíveis para retirada no escritório de atendimento ao Cliente Empresarial, que fica localizado no Edifício Metropolitan Center – Sala 403B.

Clique aqui para visualizar no mapa.

Horário de Funcionamento da Via Feira Empresarial: De segunda a sexta-feira das 07:00h às 17:00h.

A retirada dos cartões só poderá ser realizada pelo representante legal da empresa ou por colaboradores munidos de autorização.

O empregador deverá acessar o sistema de compra de créditos para Cartões Vale Transporte através do link Acesso a Compra de Créditos Eletrônicos e realizar o pedido de carga.

Será gerado um boleto para pagamento e após a confirmação junto a instituição financeira os créditos serão liberados para ativação nos ônibus em até 72hs.

O bloqueio do cartão deverá ser realizado pelo empregador no site de Compra de Créditos para Cartões Vale Transporte.

O empregador poderá solicitar a emissão de uma segunda via, mediante o pagamento da taxa de R$ 15,00 (quinze reais).

Após a emissão do cartão, será verificado o saldo existente para realização do reembolso. O prazo para entrega dos cartões de segunda via é de 48Hs.

A entrega dos cartões de segunda via é feita exclusivamente na sede da Via Feira, localizada no Terminal Central.

Clique aqui e confira o endereço completo.

Após a confirmação do pagamento junto a instituição financeira os créditos serão liberados para ativação nos ônibus em até 72hs. O processo de carga é automático e ocorrerá quando o usuário tentar utilizar o cartão no ônibus ou ao consultar o saldo em um dos terminais de consulta disponíveis nos terminais Central, Norte e Sul.

O limite de utilizações do cartão Vale Transporte é definido pelo empregador, não podendo ser superior a 8 utilizações diárias.

Se você ficar muito tempo sem utilizar seu cartão vale transporte, pode ser necessário revalidá-lo. Caso a empresa não esteja conseguindo realizar a compra de novos créditos, passe seu cartão em um dos terminais de consulta disponíveis nos terminais Central, Norte e Sul. Se for exibida a mensagem "Cartão Revalidado" a compra poderá ser realizada e você voltar a utilizar seu cartão normalmente. Se ainda assim você não conseguir utilizar seu cartão ou a empresa não consegue comprar novos créditos, você poderá entrar em contato pelo atendimento virtual ou comparecer até a sede da Via Feira no Terminal Central de posse do seu cartão e com algum documento que comprove o vínculo com a empresa.

Ainda com dúvidas? Clique aqui para entrar em contato.

Cartão Social

Com o objetivo de melhor atender aos nossos clientes, criamos uma seção de perguntas e respostas frequentes (FAQ) para tirar dúvidas.

Clique nas perguntas para visualizar a resposta.

Qualquer usuário pode adquirir o Cartão Social.

Comparecer a sede da Via Feira com documentos pessoais (RG ou CNH ou CTPS).

Não haverá custo para a confecção da primeira via do cartão.

Sim, você já sai com o cartão e pode efetuar a recarga para desfrutar dos benefícios da tarifa reduzida.

Você pode recarregar seu cartão social nos terminais Central, Norte e Sul ou em um dos pontos de vendas da rede credenciada espalhada pela cidade.

Clique aqui e confira o ponto de recarga mais próximo de você.

Você poderá solicitar o bloqueio temporário do cartão perdido ou roubado no site da Via Feira para evitar que seus créditos sejam utilizados por terceiros.

Você poderá solicitar a emissão de uma segunda via, mediante o pagamento da taxa de R$ 15,00 (quinze reais).

Após a emissão do cartão, você deverá aguardar 48h e retornar a sede da Via Feira para solicitar o reembolso dos créditos existentes.

Qualquer valor, a partir de uma tarifa vigente.

Se você ficar muito tempo sem utilizar seu cartão social, pode ser necessário atualizar seus dados e/ou revalidar seu cartão. Antes de realizar a compra de novos créditos, passe seu cartão em um dos terminais de consulta disponíveis nos terminais Central, Norte e Sul, se for exibida a mensagem "Cartão Revalidado" você conseguirá comprar créditos e voltar a utilizar seu cartão normalmente. Se ainda assim você não conseguiu utilizar seu cartão, você poderá entrar em contato pelo atendimento virtual ou comparecer até a sede da Via Feira com documentos pessoais e seu cartão em mãos para atualização.

O cartão social não possui limites de utilização, basta ter saldo no cartão igual ou superior ao valor da tarifa.

Cartão do Estudante

Com o objetivo de melhor atender aos nossos clientes, criamos uma seção de perguntas e respostas frequentes (FAQ) para tirar dúvidas.

Clique nas perguntas para visualizar a resposta.

Estudantes com idade superior a 7 (sete) anos que não sejam beneficiários de gratuidades no sistema de transporte coletivo e que estejam matriculados e com frequência regular comprovada em uma das instituições de ensino listadas abaixo:

Instituições de ensino fundamental, médio ou superior (graduação);

Cursos pré-vestibulares, regularmente estabelecidos no Município de Feira de Santana;

Estabelecimentos públicos ou gratuitos de ensino técnico-profissionalizante, com sede no município, que exijam frequência diária durante o período letivo.

Cadastro Online: Se você nunca teve o cartão Via Feira Estudante você pode realizar o seu cadastro sem sair de casa. Basta acessar a página "Solicite seu Cartão" e preencher o formulário disponível. Após o preenchimento do formulário e envio da documentação necessária, você deverá comparecer a sede da Via Feira, localizada no Terminal Central, para retirar seu cartão. É rápido e fácil! Confira as regras e instruções disponíveis no site.

Cadastro Presencial: O cadastro e emissão do seu cartão Via Feira Estudante pode ser realizado presencialmente. Você deverá se deslocar até a sede da Via Feira, localizada no Terminal Central, para realização do cadastro e emissão do cartão.

Horário de Funcionamento da Via Feira: De segunda a sexta-feira das 07:00h às 17:00h.

Não perca tempo esperando em filas, solicite seu cartão pelo site. Cadastre-se online.

Documentos e Informações Necessárias:

Original da Identidade (RG) ou Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho (CTPS);

Original do CPF

Endereço Completo

Estudante de Nível Fundamental e Médio:

Atestado de frequência original dentro do prazo de validade (30 dias) assinado e carimbado pela instituição de ensino.

Estudante Pré-Vestibular:

Atestado de frequência original e cópia da nota fiscal eletrônica de pagamento da mensalidade do curso.

Estudante Universitário:

Comprovante ou guia de matrícula original devidamente assinado e carimbado pela instituição de ensino.

Estudante de Curso Técnico-Profissionalizante Público ou Gratuito:

Comprovante ou guia de matrícula original devidamente assinado e carimbado pela instituição de ensino.

Você pode recarregar seu cartão de estudante nos terminais Central, Norte e Sul ou em um dos pontos de vendas da rede credenciada espalhada pela cidade.

Clique aqui e confira o Ponto de Recarga mais próximo de você.

Estudantes de nível fundamental, médio ou superior em faculdades presenciais:

Cota mensal de 90 (noventa) passagens e a utilização diária não excederá 4 (quatro) passagens.

Estudante de Cursos Pré-Vestibular:

Cota mensal de 44 (quarenta e quatro) passagens e a utilização diária não excederá 2 (duas) passagens.

Estudante de Faculdades com Ensino à Distância:

Cota mensal de 36 (trinta e seis) passagens e a utilização diária não excederá 4 (quatro) passagens.

Você poderá solicitar o bloqueio temporário do cartão perdido ou roubado no site da Via Feira, para evitar que seus créditos sejam utilizados por terceiros.

Você poderá solicitar a emissão de uma segunda via, mediante o pagamento da taxa de R$ 15,00 (quinze reais).

• O estudante deverá comparecer até a sede da Via Feira para solicitar a emissão de um novo cartão;

• Será necessário apresentar documentos pessoais (RG ou CNH ou CTPS) e comprovante de matrícula ou atestado de frequência atualizado;

• Após a emissão do cartão, o estudante deverá aguardar 48h e retornar a sede da Via Feira para solicitar o reembolso dos créditos existentes.

Sim. O Cartão Social.

Para manter o benefício da compra de novos créditos com desconto de 50% da tarifa vigente, os estudantes deverão revalidar seu cadastro periodicamente de acordo com os prazos estabelecidos para cada tipo de instituição e seguindo o calendário anual de revalidação divulgado pela Via Feira.

A revalidação só poderá ser realizada através do site da Via Feira.

Tipo de Estudante e Prazo de Revalidação:

Estudante de Nível Fundamental e Médio:

A cada 12 meses (anual)

Estudante Pré-Vestibular:

A cada 6 meses (semestral)

Estudante Universitário:

A cada 6 meses (semestral)

Estudante de Curso Técnico-Profissionalizante Público ou Gratuito:

A cada 12 meses (anual)

Acesse o Portal do Estudante e saiba mais sobre a revalidação do Cartão de Estudante.

Estudantes de nível fundamental, médio ou superior em faculdades presenciais:

4 utilizações diárias

Estudante de Cursos Pré-Vestibular:

2 utilizações diárias

Estudante de Faculdades com Ensino à Distância:

2 utilizações diárias

Não, o cartão de estudante é de uso pessoal e intransferível, sendo proibida a utilização por terceiros. O uso indevido do cartão com benefício é fraude e poderá acarretar a suspensão do benefício.

Se for detectado o uso do cartão por outra pessoa que não seja o beneficiário, será realizado o bloqueio pelo prazo de 180 dias.

Evite o bloqueio do seu cartão e a suspensão do benefício.

Existem dois tipos de bloqueios:

Cartão Inválido: Bloqueio por uso indevido detectado pela análise da biometria facial.

Nesse caso o estudante deverá comparecer a sede da Via Feira (caso o aluno seja menor de idade é obrigatório a presença de um dos pais com documento de identificação);

Será necessário apresentar documentos pessoais (RG ou CNH ou CTPS) e comprovante de matrícula ou atestado de frequência atualizado para desbloquear o cartão;

Cartão vencido ou não consegue efetuar recarga:

Nesse caso o aluno deverá fazer a revalidação do cadastro através do nosso site.

Clique aqui para mais informações sobre como revalidar o seu cartão.

Cartão do Idoso/Sênior

Com o objetivo de melhor atender aos nossos clientes, criamos uma seção de perguntas e respostas frequentes (FAQ) para tirar dúvidas.

Clique nas perguntas para visualizar a resposta.

Pessoas a partir 65 anos de idade.

O cadastro e emissão do cartão do Idoso é realizado na sede da Via Feira, localizada no Terminal Central. Se já tiver completado 65 anos, o idoso deverá comparecer à Via Feira para realização do cadastro e emissão do cartão.

Horário de Funcionamento da Via Feira: De segunda a sexta-feira das 07:00h às 17:00h.

Documentos e informações necessárias:

Original da Identidade (RG) ou Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho (CTPS);Endereço Completo.

Você poderá solicitar o bloqueio temporário do cartão perdido ou roubado no site da Via Feira, para evitar que seu cartão seja utilizado de forma indevida.

Você poderá solicitar a emissão de uma 2ª via, mediante o pagamento da taxa de R$ 15,00 (quinze reais). Basta comparecer a sede da Terminal Central localizada no Terminal Central para emitir uma nova via do cartão

Horário de Funcionamento da Via Feira: De segunda a sexta-feira das 07:00h às 17:00h.

Será necessário apresentar docuemntos pessoais (RG ou CNH ou CTPS) para emitir a 2ª via do cartão.

Sim, o Cartão do Idoso e o Cartão Social

Não é possível emitir dois de gratuidade.

Sim. Todo ano, no mês do aniversário, o idoso deverá comparecer à sede da Via Feira com o cartão e documentos pessoais para fazer a revalidação.

Horário de Funcionamento da Via Feira: De segunda a sexta-feira das 07:00h às 17:00h.

Comparecer até a sede do Via Feira com RG e cartão Via Feira.

A sede da Via Feira fica na R. Dr. Olímpio Vital, 177 - Centro, Feira de Santana - BA, 44002-456 (Terminal Central)

Horário de Funcionamento da Via Feira: De segunda a sexta-feira das 07:00h às 17:00h.

Sim. Você já sai com o cartão liberado para usar.

Não. O seu cartão é de uso pessoal e intransferível, sendo proibida a utilização por terceiros. O uso indevido do cartão com benefício é fraude e poderá acarretar na suspensão do benefício.

Caso seu cartão seja utilizado por outra pessoa que não seja o beneficiário, será realizado o bloqueio pelo prazo de 180 dias

Evite o bloqueio do seu cartão e a suspensão do benefício.

Ainda com dúvidas? Clique aqui para entrar em contato.

Cartão Especial

Com o objetivo de melhor atender aos nossos clientes, criamos uma seção de perguntas e respostas frequentes (FAQ) para tirar dúvidas.

Clique nas perguntas para visualizar a resposta.

Pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE), esquadradas na lei municipal (nº2397/2003)

Clique aqui para visualizar a lei.

Você deverá comparecer a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) que fica localizada no bairro Mangabeira, próximo a Skina de Carnes com a seguinte documentação:

• Original e cópia de documento oficial com foto (RG, CNH, CTPS, Passaporte, etc) e CPF;

• Original e Cópia do laudo médico expedido pelos serviços médicos oficiais do Município de Feira de Santana. O laudo médico expedido terá validade máxima de 1 (um) ano e indicará se o deficiente necessita ou não de acompanhante, conforme lei municipal.

Clique aqui para visualizar a lei.

• Original e cópia de comprovante de residência do município de Feira de Santana;

Endereço da SMTT:

Rua Miranda, n° 655 – Mangabeira, Feira de Santana-BA | Telefone: (75) 3603-7311

Clique aqui e saiba como chegar na SMTT.

Após a análise da documentação e realização da perícia pela SMTT, será enviada a autorização para a Via Feira confeccionar o cartão. Quando o cartão estiver pronto, será agendado pela SMTT a entrega.

Você poderá solicitar o bloqueio temporário do cartão perdido ou roubado no site da Via Feira, para evitar que seu cartão seja utilizado de forma indevida.

Você poderá solicitar a emissão de uma 2ª via, mediante o pagamento da taxa de R$ 15,00 (quinze reais). Basta comparecer a sede da Via Feira localizada no Terminal Central para emitir uma nova via do cartão.

Horário de Funcionamento da Via Feira: De segunda a sexta-feira das 07:00h às 17:00h.

Será necessário apresentar documentos pessoais (RG ou CNH ou CTPS) para emitir a 2ª via do cartão.

Sim, o Cartão Especial e o Cartão Social.

Não é possível emitir dois cartões de gratuidade.

Sim, todo ano no mês de aniversário o beneficiário deverá comparecer à sede da Via Feira com o cartão e documentos pessoais para fazer a revalidação.

Horário de Funcionamento da Via Feira: De segunda a sexta-feira das 07:00h às 17:00h.

Comparecer a sede da Via Feira com o cartão e documentos pessoais

Horário de Funcionamento da Via Feira: De segunda a sexta-feira das 07:00h às 17:00h.

Não, o cartão especial é de uso pessoal e intransferível, sendo proibida a utilização por terceiros. O uso indevido do cartão com benefício é fraude e poderá acarretar a suspensão do benefício. No caso do cartão especial com direito a acompanhante a utilização deverá ser realizada pelo beneficiário e pelo acompanhante. Em nenhuma hipótese o acompanhante poderá utilizar o cartão sozinho.

Se for detectado o uso do cartão por outra pessoa que não seja o beneficiário, será realizado o bloqueio pelo prazo de 180 dias.

Evite o bloqueio do seu cartão e a suspensão do benefício.

4 utilizações diárias, sendo que o cartão com direito a acompanhante terá a possibilidade de ser utilizado 2 vezes em cada uso.

Não. O seu cartão é de uso pessoal e intransferível.

Em caso de perda ou roubo do seu cartão, informe imediatamente a Via Feira. Caso seu cartão seja utilizado por outra pessoa, ele poderá ser bloqueado por até 6 meses.

Ainda com dúvidas? Clique aqui para entrar em contato.

Linhas de Ônibus
Estudantes Beneficiados
Empresas Parceiras
Gratuidades